- Approach.
- Coleta de informações:
- Pesquisa Internet sobre o segmento de mercado correlato.
- Planejamento do site:
- Apresentação do site:
- Desenvolvimento do site.
- Construção do site.
- Hospedagem em nosso servidor web.
- Registro do site nos diretórios de pesquisa web.
- Manutenção do site:
Approach - o médoto mais eficaz de aproximação de um cliente em potencial é, via telefone, marcar uma entrevista com a pessoa que realmente decide, ou seja, o próprio dono ou o diretor ou responsável pelo departamento de marketing.
A coleta de informações vem a seguir e é importante pois a partir dela se irá esboçar todo o planejamento genérico peliminar do site. Ela consta do briefing que se resume num questionário referente aos dados gerais da empresa, sobre o mercado em que atua, ações de maketing e propaganda normalmente executadas, experiências sobre a Internet, público alvo, etc.
O material institucional da empresa , coisas tais como catálogos de produtos e/ou serviços panfletos, impressos promocionais distribuídos anteriormente em eventos, tais como em recentes feiras e esposições, deve ser recolhido pois servirá como importante subsídio a etapas futuras de construção do site.
A pesquisa internet sobre o mercado correlato tem por função avaliar o que os congêneres apresentam e serve de parâmetro para que nosso site em potencial tenha deste nível para cima. O quanto para cima é que se decidirá com o responsável pelo marketing e investimentos.
O planejamento do site, mesmo que de forma ainda não definitiva, tem que ser feito neste momento , pois não podemos nos esqueçer que ainda temos uma proposta comercial a fazer e a aprovar e a aprovação sòmente ocorrerá se apresentarmos algo palpável que dê suporte à decisão. A abordagem deve ser enfocada na institucionalização do nome da empresa ou de produtos ou serviços oferecidos dependendo do caso, e a roteirização se fará em função da decisão anterior, definindo-se um fluxograma que servirá para a construção e posicionamento dos links e antevisão da navegação geral dentro do site.
A apresentação do site deve ser feita, mesmo que preliminarmente, quer seja por meio de esboços, quer seja por meio de desenhos ou mesmo já no "ar", em html, conforme o caso e certeza da decisão favorável. O layout deve corresponder a padrões estéticos compatíveis a área de atuação da empresa e seu público alvo. O site de um museu de arte clássica, por exemplo, deve denotar um ambiente de calmaria mímica e sutil, ao passo que, só para contrastar, um site de uma rádio rock, tem por obrigação nos inspirar qualquer sentimento, menos o de calmaria.
A proposta comercial deverá conter a descrição dos elementos básicos que comporão o site, o preço de forma insofismável, e condições gerais de entrega e pagamento. Aproveitar o ensejo para realçar as qualidades do produto, não é um apelo de vendas mas uma verdade que deve ser reforçada. O fechamento normalmente acontece por via de consequência, mas a habilidade comercial de cada um sempre é um fator preponderante.
Esperando que tenhamos todos sobrevivido à negociação, e já com o pedido em carteira, vamos nos dedicar agora ao desenvolvimento do site. Vale lembrar que temos o projeto pràticamente pronto e contando com a aprovação do cliente, é chegada a hora da confecção dos arquivos na linguagem universal da web - HTML - acrônimo para Hiper Text Markup Language. Temos também que definir as imagens, scaneando e fazendo os tratamentos necessários para uma boa visualização e uma boa performance no download. Tudo isso feito, é hora de buscarmos a aprovação do cliente para que possamos alinhavar todos os arquivos e imagens, através de links e inserções, enfim partirmos para a contrução do site em definitivo.Todas as simulações deverão ser feitas nesta fase, pois na próxima estaremos cuidando da hospedagem em nosso servidor web, que opera exclusivamente dedicado ao serviço de fornecimento de páginas quando solicitada determinada URL.
Com o site publicado em endereço pré-estabelecido, este deverá ser amplamente divulgado pelo cliente a todos que tenham relacionamento com a empresa, bem como deve constar de todo material de divulgação , quer seja gráfico ou outras mídias. A par disso tudo, cuidamos do registro do site nos diretórios de pesquisa Web, para que o mesmo seja classificado quanto a um grupo de assunto específico, e venha a constar de uma virtual relação de sites quando uma pessoa qualquer faz uma pesquisa sobre uma palavra, string ou tema.
A manutenção do site deve se fazer de acordo com as particularidades de cada segmento de atividade, e de acordo com a vontade de cada cliente. Como regra geral, a atualização se faz em campos sujeitos a variações motivadas por lançamentos de produtos, alterações em especificações técnicas, promoções, servindo como suporte e fonte de informações suplementares em campanhas publicitárias. As alterações de conteúdo, são classificadas no exposto acima e envolvem, na maioria dos casos, apenas texto. As alterações de ordem estética ficam por conta do imobilismo que por hora ainda se encontra a web, o que torna um site monótono se não sofrer modificações, de tempos em tempos, no seu layout e nas suas imagens.